quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Altamiro Carrilho

   Hoje faz um ano que morreu Altamiro Carrilho, aos 87 anos.


   Altamiro gravou mais de 100 discos, compôs mais de 200 canções. Apresentou-se em mais de 40 países sempre difundindo o Choro brasileiro.
Foi o flautista com maior número de gravações registradas na história do disco no Brasil, além de ser considerado por críticos e especialistas da área como um dos maiores flautistas da história do instrumento.

   Para relembrar e matar a saudade, um excelente vídeo da TV Cultura, gravado em 1999. Uma aula de música, história da MPB e simplicidade, com este indiscutível mestre da flauta que foi Altamiro Carrilho.


   Neste vídeo, Altamiro conta algumas histórias de sua vida, de seus amigos e outros artistas, e executa algumas músicas famosas, com o acompanhamento do Evandro do Bandolim (bandolim), Luizinho (violão), Lúcio França (cavaquinho), Zequinha (pandeiro) e Dinho (segundo violão).
   Altamiro ganhou a primeira flauta aos 5 anos, como um presente de Natal. Em seguida, começou a produzir seus próprios instrumentos com bambu. Só aos 11 anos passou a ter aulas de música gratuitas com um carteiro. Pouco tempo depois, tocando flauta, venceu o programa de calouros de Ary Barroso. Esta história ele conta no vídeo (12:22)
   Depois, trabalhando como farmacêutico e continuando seus estudos de música à noite, conseguiu comprar uma flauta de segunda mão e iniciar sua carreira. 


Nenhum comentário: