quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Gustav Mahler

Se você aprecia música erudita, em linhas gerais, provavelmente iniciou por Bach, Vivaldi, Mozart e foi avançando, passando por Beethoven, Haydn, Brahms, Dvorak, e tantos outros. No entanto, se você seguir por esta estrada, é muito provável que chegará um dia em que seus ouvidos vão querer algo mais. Não dá para explicar muito bem, mas talvez chegue um dia em que você vai desejar ser surpreendido, vai desejar receber uma dose mais maciça de música.

Quando este dia chegar, você vai querer ouvir Gustav Mahler.


Considerado por muitos como um dos maiores orquestradores que já existiu. E é possível perceber isto em suas sinfonias, 9 terminadas e uma décima inacabada.

Mas vá devagar. Apreciar Mahler vai demandar tempo, um certo grau de insistência. Talvez não soe muito bem na primeira ou segunda tentativa. Mas não desista, vale o esforço. Para mim, foi como as primeiras vezes que ouvi Bruckner: no início era uma 'chapuletada' musical muito forte, não conseguia. Só que Mahler é ainda mais complexo. Tem que ouvir com calma, dedicar um tempo para isto, para apenas ouvir música.

A dica é: vá direto para as sinfonias, mas comece pela ordem. Ouça a Sinfonia n.1 ('Titan'), que é uma boa porta de entrada para Mahler. É uma sinfonia mais fácil de assimilar. E como sugestão fica uma interpretação da Filarmônica de Viena, conduzida por Leonard Bernstein. Aliás, Bernstein foi um dos grandes responsáveis por trazer a música de Mahler de volta aos palcos, digamos assim, e com interpretações maravilhosas, como esta do vídeo abaixo.


Depois de bem digerida a Sinfonia n.1, vá para a Sinfonia n.2 ('Ressurreição'). Esta já tem cantores solistas, coral. Tudo bem que isto não chega a ser uma novidade, mas esta sinfonia vai ampliar seus horizontes delineados pela 9ª de Beethoven, pode acreditar. 

Como sugestão, fica a interpretação do video abaixo, pela Royal Concertgebouw Orchestra, regida pelo maestro Mariss Jansons. Já nos primeiros minutos, com aquela atmosfera tensa criada pelas cordas, já vai te avisar que vai passar um transatlântico pelos teus ouvidos. Ouça em alto e bom som. 


Outro destaque desta Sinfonia n.2 é o quarto movimento, "Urlicht. Sehr feierlich, aber schlicht". Traduzido, seria algo como "Luz primordial. Muito solene, mas simples". No vídeo acima, este movimento começa aos 47:10. Curiosamente, a primeira vez que ouvi este trecho (há muitos anos atrás) eu nem sabia que tratava-se da Sinfonia n.2. E até hoje este trecho me emociona, talvez hoje ainda mais.

Farei outros posts sobre Mahler, conforme eu mesmo for seguindo por esta estrada.